sábado, 18 de fevereiro de 2012

O VINHO USADO NA CEIA DO SENHOR

         No tocante à Ceia do Senhor os três primeiros escritores dos Evangelhos empregam a expressão “fruto da vide” (Mt.26:19; Mc.14:25; Lc.22:18). O vinho não fermentado é o único “fruto da vide” verdadeiramente natural , contendo aproximadamente 20% de açúcar e nenhum álcool. A fermentação destrói boa parte do açúcar e altera aquilo que a videira produz. O vinho fermentado não é produzido pela videira.
         O Senhor instituiu a Ceia quando Ele e seus discípulos estavam celebrando a Páscoa. A lei da Páscoa em Êx.12:14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presença de “seor” (Êx.12:15), palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador. Seor, no mundo antigo, era freqüentemente obtido da espuma espessa da superfície do vinho quando em fermentação. Além disso, todo o “hametz”, ou seja, qualquer coisa fermentada era proibido (Êx.13:7; Êx.12:19). Deus dera esta lei por ser a fermentação o símbolo da corrupção e pecado (ICor.5:7-8), sendo exatamente isso o que causa a bebida alcoólica no Homem.
         No Antigo Testamento, bebidas fermentadas nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote não podia chegar-se a Deus em adoração se tomasse bebida embriagante (Lv.10:8-9). Jesus Cristo foi o Sumo Sacerdote de Deus no novo concerto, e chegou-se a Deus em favor do seu povo (Hb.3:1). Sendo Ele Sacerdote e conhecedor da Lei de Deus é lógico que podemos entender que ele não tomou nenhuma bebida alcoólica e que o vinho da Ceia era puro e sem álcool.  (Bíblia Pentecostal c/ algumas alterações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário